Irmã Ernilda Souza é enviada para missão intercongregacional em assentamento

Irmã Ernilda Souza é enviada para missão intercongregacional em assentamento

Uma palavra grande e um significado maior ainda: “Intercongregacionalidade”. Essa expressão significa a união de diferentes congregações ou institutos religiosos em uma causa comum especifica.

É mais habitual conhecer Irmãs da mesma congregação habitando uma comunidade onde realizam missão. Na intercongregacionalidade, temos religiosas/os de diferentes congregações habitando uma mesma comunidade, realizando juntas uma missão, vivenciando e partilhando os Carismas.

Feito essa explicação, trazemos um exemplo recente, na qual a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria apoia e participa. Por iniciativa da Conferência dos Religiosos do Brasil, regional Goiânia (CRB Goiânia), três Irmãs foram enviadas para o Assentamento Bandeirantes, município de Baliza, na divisa de Goiás com o Mato Grosso, região da Diocese São Luís de Montes Belos. No local, há a grande necessidade de missionários que promovam a evangelização, a solidariedade e fortaleça a luta por vida digna.

Para esta missão, foram enviadas três missionárias: Irmã Elena Kuhl e Irmã Anne Marvin, da Congregação das Irmãs de São José de Rochester, e a Irmã Ernilda Souza do Nascimento, da nossa Congregação Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Há a expectativa de que mais uma Irmã, de outra denominação religiosa, integre a comunidade. Ao todo, as religiosas vão atender seis comunidades.

Essa proposta foi estudada pela CRB Regional Goiânia durante o ano de 2015. A intenção é a de atender o apelo de Deus lá onde a necessidade é maior. Após consultas às Congregações e disponibilidade das Irmãs, se formalizou a nova comunidade. A necessidade dos irmãos e a força do Evangelho reuniu as Irmãs de congregações distintas, porém unidas no desejo de fazer o Reino de Deus acontecer naquela realidade. As religiosas partiram pra missão no último dia 13 de março, mesma data onde é lembrado o início do pontificado do Papa Francisco, o pontífice da Igreja em saída.

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria já participou de outras experiências intercongregacionais e aposta na ação como caminho para união de forças em prol da difusão do Evangelho e de mais vida para o povo.