ALÉM FRONTEIRAS

Voltar para página inicial

Dimensão Missionária das Comunidades do exterior

HAITI

 CEBs Diocesana:

A Irmã Neuza Maria Lovis junto com a Coordenação Diocesana de CEBs trabalha nas 45 Paróquias da Diocese de Jérémie, todo o trabalho é Coordenado e animado por Irmã Neuza. A Coordenação conta com a participação de 16 leigos e leigas engajados no processo formativo das CEBs. As Irmãs da Comunidade São José integram ao processo formativo das CEBs.

Irmã Marie Mirca Cinea, faz parte da Coordenação, como membro ativo e esta sendo preparada para assumir posteriormente a Coordenação das CEBs, na ausência de Irmã Neuza.

O trabalho neste ano de 2015, junto as CEBs, foram as Assembleias Paroquiais, com objetivo de escolher os delegados para a Assembleia Diocesana, nos dias 22 a 25 de julho de 2015 com 142 delegados das paróquias. Estiveram presentes delegados de 37 paróquias, 15 convidados e 11 membros da Coordenação Nacional de CEBs, representando as Dioceses que tem CEBs. Tivemos a graça de contar com a presença da Coordenadora Continental de CEBs a Irma Socorro Martinez, da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração.

A Assembleia Diocesana teve como tema: “ANN VIV LAFWA NOU, NAN YON ANGAJMAN SOLID, KOTE NOU TOUT SE DISIP MISYONÈ JEZI”, quer dizer: “Vamos viver nossa fé, com um compromisso solido, onde todos somos discípulos Missionários de Jesus”.

Foram realizadas 45 Assembleias paroquiais. Mais 11 formações para as paróquias que não tiveram a preparação em 2013 ou 2014 e ou capelas em processo de Paróquia.

Todas as formações foram realizadas pelos membros da Coordenação Diocesana de CEBs juntamente com as Irmãs Marie Mirca Cinéa e Neuza Maria Lovis.

Todo o material de formação é elaborado por Irmã Neuza, e feito a correção gramatical pela Coordenação diocesana.

 

 Encontros da Coordenação Diocesana de CEBs: A Coordenação das CEBs é feita Por Irmã Neuza Maria Lovis. As reuniões acontecem praticamente todos os meses, na Comunidade Bárbara Maix. Irmã Estine Jean Charles ajuda na organização do encontro, mais especialmente na infraestrutura e na preparação dos alimentos durante o encontro.

A reunião sempre começa com o café da manhã seguida da Oração preparada por um dos membros. Os momentos de oração são verdadeiros encontros de uma Comunidade de base. Temos a alegria de sermos das CEBs e sermos modelo de uma Comunidade de base para as demais Comunidades. Por isso a Coordenação diocesana de CEBs, é Chamada de COMUNIDADE DIOCESANA DE CEBs.

A coordenação Diocesana tem um BANCO COMUNITÁRIO próprio. Ele é formado com dinheiro do grupo que mensalmente são depositados 100 gurdes, e os membros emprestam até 15.000 gurdes neste ano. E vão pagando em parcelas de 1000 gurdes cada mês com juros de 2%. Este foi criado para ajudar na manutenção dos membros das CEBs.

 

CEBs Nacional:

Irmã Neuza Maria Lovis, participa da Coordenação Nacional como Assessora das CEBs. Irmã Marie Mirca Cinéa participa da Coordenação Nacional, para ir integrando-se no processo das CEBs, como convidada. Pois a Diocese de Jeremie tem seus dois delegados: Jean Cloude Josepf e Pierre Yvon Pierre e Lamy Merilan é suplente, caso um dos delegados não possa participar.

São 4 reuniões anuais. Uma em cada diocese. Fevereiro foi em Porto Príncipe. Maio em Okay, Agosto foi em Pilate e dezembro em Jaquemel.  Onde cada diocese é responsável pela organização, estudo, agenda da reunião.

O Coordenador Nacional, delegado pela Conferencia dos Bispos é o PADRE Tenhier Robert, e auxiliado por Irmã Neuza Maria Lovis.

Nas reuniões tem uma agenda diversificada para cada encontro, sendo de: partilha da conjuntura atual do País, relatório das Comunidades em cada Diocese, estudos, planejamentos das atividades anuais, programação e articulação em nível das CEBs no Caribe e  Continental etc.

 

CEBS em nível de Caribe:

Neuza Maria Lovis é coordenadora das CEBs em nível do CARIBE (2013 – 2016) pelos assessores, e Jean Claude como delegado pelo Haiti.

Neste ano de 2015, não aconteceu encontro em nível de Caribe. Os encontros foram de forma Virtual, via SKYPE, nas quartas feiras, às 17 horas do Haiti. Estava previsto um encontro após a Assembleia Diocesana de CEBs, em Jeremie, mas devido os custos elevados, o mesmo foi cancelado.

 

Encontro dos Assessores de CEBs:

O encontro de Assessores foi de 02 a 11 de fevereiro, no México, na capital. Irmã Neuza Maria Lovis é convidada pela articulação continental a participar, pelo Haiti. Irmã Neuza partilhou a caminhada das CEBs e ao mesmo tempo as perspectivas, desafios das CEBs nesta caminhada de Igreja do Haiti.

É muito bonito ver a caminhada das CEBs do Haiti, que não está desligada do todo. Estamos em comunhão e dentro do processo da Caminhada das CEBs Continental.

 

Escola Bíblica Bárbara Maix:

A segunda Turma da Escola Bíblica Bárbara Maix começou em setembro de 2013. Formação, estudos e visitas as paróquias para ver a possibilidade da abertura de mais 03 escolas, em 03 localidades bem distintas da Diocese para facilitar a participação de um maior número de Animadores/as.

A Escola Bíblica é financiada pela ADVENIAT que financia 80% das despesas da mesma. As demais despesas são assumidas pelas CEBs, ou seja, a Coordenação diocesana.

Concluímos no mês de julho de 2015 o segundo ano, nas 03 escolas. Foi um momento muito especial de confraternização e alegria entre os participantes, Coordenação Diocesana e Irmãs. Este momento foi marcado com um jantar de confraternização, com amigo secreto, musica, dança. Isso só foi possível graças à participação de todos os membros da Escola Bíblica Bárbara Maix.

A escola acontece em 05 etapas cada ano, em cada localidade. Sendo um total de 15 etapas anuais. Os participantes têm tarefas para fazer em casa, como engajamento concreto de estudo e o mesmo deve ser entregue na etapa seguinte.

A Coordenação das escolas é feita por Irmã Neuza Maria Lovis, juntamente com a Coordenação Diocesana e as Irmãs integram no processo. Irmã Marie Mirca Cinea é aluna na escola em Léon.

Os conteúdos desenvolvidos são preparados por Irmã Neuza Maria Lovis que orienta a Coordenação Diocesana (leigos e leigas). Dois membros da Coordenação desenvolve o tema nas 03 escolas em cada etapa. Na Etapa seguinte outra dupla faz o mesmo processo.

Esta turma começou em setembro de 2013 e irá concluir no dia 7 de agosto de 2016, na catedral Medalha Milagrosa, em Jeremie.

 

Infância Missionária e Pastoral da juventude:

Irmã Estine Jean Charles Coordenadora da Infância Missionária Imaculado Coração de Maria, que acontece na Comunidade São José, e ao mesmo tempo é responsável pela Formação dos animadores, animadoras da Infância Missionária. E pela pastoral dos Jovens na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus

Em 2015 o trabalho de pastoral junto com as crianças e adolescentes do Bairro Caracolie II, foram com 90 Crianças inscritas e 40 jovens. Este trabalho vem sendo animado por jovens leigos animadores voluntários. Com atividades nas áreas de formação, evangelização e, no artesanato com pessoa que tem experiência no ramo.

No dia 31 de Maio de 2015 foi organizado um momento de lazer  para as Mães com as crianças da infância por ocasião do dia  das Mães na comunidade São José.

No dia 07 de Junho foi realizado um dia de recreio na comunidade São José no bairro Caracolie Jérémie com as crianças da Infância Missionária e Jovens. Foi um dia muito bonito de recreação, animação, confraternização entre os mesmos.  Toda a preparação foi feita pelos animadores/as, Coordenação da Infância missionária, jovens e algumas mães que ajudaram na organização. Todos ficaram muito satisfeitos.

A Pastoral da Juventude tem como missão na paróquia ajudar na animação da Celebração Eucarística na Paroquia Sagrada Coração de Jesus. Sempre tem presente o padre responsável pela pastoral da juventude em nível da Diocese. Foi um momento muito importante para os Jovens. Os mesmos sentiram-se valorizados.

No dia 05 de Dezembro de 2015, aconteceu  a peregrinação no Santuário Nossa Senhora Perpetuo Socorro, na localidade de Latibolière, em Jeremie. Este momento aconteceu por causa do ano misericórdia e também  para Agradecer a Deus pelo ano de 2015 por todas as graça alcançadas durante este ano.

 

Saúde:

A abertura do Centro de Saúde na Comunidade de Fond Rouge d’Hahère, foi em parceria com a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Atualmente Irmã Estine Jean Charles trabalha no Posto de Saúde, três manhãs por semana: segundas, terças e quintas feiras, damos atendimento às pessoas que vem buscar auxilio para cuidar de sua saúde.

No dia 07 de novembro de 2015 a comunidade passou a ser paróquia. Tem como padroeira Nossa Senhora de Mont Carmel. O Pároco: Bathelmi Feullier Edyson

Cada ano é feita uma assembleia. Neste ano de 2015 foram realizadas duas Assembleia da Saúde Comunitária no posto de saúde para oferecer formação as pessoas sobre: cólera, Higiene, alimentação adequada, tratamento de água.

Nos dias de atendimento, sempre tem atendimento personalizado. Onde é fornecido medicamento com baixo custo, mesmo assim muitas pessoas não têm condições de adquiri-lo devido à extrema pobreza.

Uma vez por mês, Irmã Estine Jean Charles junto com o agente de saúde da localidade realiza uma clínica móvel, em comunidades diferentes. É um dia de atendimento para as pessoas que nunca vem no posto de saúde e que seu estado é delicado. Neste dia, Irmã Estine e o agente de saúde passam o dia na Comunidade fazendo o atendimento de todo tipo de doença, por exemplo: Verificando sinais vitais, dando formação, noções de higiene e todo o tipo de atendimento necessário. Os casos mais complicados são encaminhados ao Hospital da Cidade de Jérémie e alguns casos atendido no Posto de saúde periodicamente.  Cada mês é em uma comunidade diferente.

 

Casa de Formação:

Contamos atualmente com quatorze Jovens, que estão realizando o Aspirantado Externo. Realizamos várias atividades com as jovens que estão recebendo acompanhamento vocacional. Alguma das atividades vem sendo realizadas nas Paróquias onde as famílias e as jovens estão integradas. Com as famílias realizamos encontros e as visitamos. Na nossa residência realizamos retiros; encontros; estágios, (tempo de convivência) e reuniões. O período dos estágios é na época das férias escolares. Para as que estão estudando a duração do estágio é de dez dias e, para as que já terminaram os estudos um mês. Os encontros com todas são de três dias e acontecem três vezes ao ano. As que residem na diocese de Jérémie têm encontros mensais de um dia. Os retiros são de três dias, uma vez ao ano.

Elaboramos materiais vocacionais para distribuí-los em dez Dioceses. Em torno de três mil folders de nossa Congregação foram distribuídos em 2015 para jovens do País.

Os desafios no momento:

A distância geográfica de onde habitam as famílias das jovens, que estamos acompanhando, exige um bom investimento em viagens. Nós trabalhamos no Sul do País e temos vocacionadas, além do Sul, no Centro e no Norte do País. As distancias são enormes; os caminhos de difícil acesso e, os meios de transporte pouco e de má qualidade.

A localização geográfica, o espaço físico da atual casa de formação encontra-se numa esquina movimentada, onde o barulho é constante e a construção é inadequada e sem pátio. Falta Irmãs para contribuir na organização e desenvolvimento do processo formativo inicial no Haiti.

As prospectivas:

Conseguir recurso financeiro para adquirir um local adequado, onde possamos organizar um centro de formação; de capacitação e de promoção humana. Neste espaço desenvolver todo processo formativo integral, ICM no Haiti. Cinco aspirantes desejam fazer experiência na nossa Comunidade no decorrer do ano 2016.

Necessitamos elaborar e encaminhar um projeto afim de conseguir recurso financeiro para efetivar a construção do centro de formação; capacitação e promoção Humana no Haiti.

Continuar investindo no acompanhamento das jovens que nos procuram, proporcionado tempo de convivência; retiros e encontros no decorrer do ano 2016.

 

Comunidade Pastoral:

No mês de fevereiro: duas formações na comunidade das CEBs; duas visitas nas hortas do projeto Agroecologia; duas formações da Coordenação do projeto Agro – Ecologia e Uma reunião da Coordenação Diocesana das CEBs.

Participante: Irmã Marie Mirca Cinéa

No mês de março: duas visita nas hortas do projeto Agro Ecologia; duas formações nas comunidades das CEBs; Escola Bíblica  e duas reuniões da Coordenação  Diocesana das CEBs.  Participante: Irmã Marie Mirca Cinéa.

Mês de abril: duas formações das Comunidades das CEBs e uma reunião da Coordenação das CEBs. Participante: Irmã Marie Mirca Cinéa.

Mês de maio: duas formações das Comunidades das CEBs, Escola Bíblica, duas reuniões da Coordenação do projeto Agroecologia. Participante: Irmã Marie Mirca Cinéa

Irmã Marie Mirca Cinéa, acompanha o grupo de Jovens das CEBs. Este se reúne no sábado a tarde, na residência da Comunidade São José. Dentro deste grupo muitas atividades são realizadas: Estudo Bíblico, Formação Humana, Artesanato, Bordado, Vários tipos de dança e Teatro. Participamos semanalmente as quintas feiras ás seis horas da manhã, com o grupo de CEBs que realiza seu encontro dentro da nossa casa.

 

Em nível de outros Organismos:

 Atividades promovidas pela Conferência Haitiana de Religiosos, CHR.

 No  decorrer do ano participamos no  segundo sábado de cada mês, do encontro dos Religiosos da Diocese de Jérémie. Os encontros acontecem na casa da Congregação Familia Myriam em Jérémie.                  

No mês de abril participamos da caminhada e celebração Eucaristica. Em apoio das Comunidades Religiosas que foram vitimas dos roubos e violências que vinham ocorrendo há cinco mêses no País.

No dia 13 de dezembro participamos  na Catedral  são Luís da Celebração Eucarística de abertura da porta Santa, porta da “Misericórdia”. Celebração de abertura do “Ano da Misericórdia”.                                                                                                                                                                         

3.2. Atividades promovidas pela Igreja:

 

  1. a) Encontro da Coordenação Nacional das CEBs.

Data: 12 -15 de fevereiro

Local: Casa dos  Pequenos Irmãos da Encarnação, Porto Príncipe

Participante: Irmã Marie Mirca Cinéa.

Tema: Planejamento do ano 2015.

 

  1. b) Retiro Anual da Coordenação Diocesana das CEBs.

Data: 28 de março

Local: PRED/Caritas – Léon

Participante: Irmã Marie Mirca Cinéa

Assesssora: Irmã Neuza Maria Lovis.

 

  1. c) Encontro da coordenação Nacional das CEBs.

Data: 30 de abril a 04 de maio

Local: Paróquia São Judas, Sul  do Cayes.

Participante: Irmã Marie Mirca Cinéa,

Tema: A Igreja na Casa.

Assessor: Padre Robert Ternier.

 

  1. d) Congresso Nacional da Juventude

Data: De 09 -12 de julho

Local: Lacaiyenne, Sul  do Cayes.

Participante: Irmã Marie Mirca Cinéa.

Tema: Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia (Mt,5,7).

Assessores: Irmã Alegria Sama, Irmãs Missionárias  da Caridade ; Padre Fitho Jean  e Irmã Juliette Senatus.

 

  1. e) Terceira Aembléia Diocesana das CEBs

Data: 22 a 25 de julho

Local: Centro de formação PRED/Caritas, Léon.

Participantes: Irmãs: Beloní Luiza  Monfardini; Eni Teresinha Azambuja da Silva e

Irmã Marie Mirca Cinéa.

Tema: Vamos viver a nossa fé num engajamento sólido onde todos são Missionários/as de  Jesus.

Assessores: Jean Alix e Padre Robert Ternier

 

  1. f) Encontro da Coordenação Nacional das CEBs

Data: 03 – 06 de agosto

Local:Pilate.

Participante:Irmã Marie Mirca Cinéa

Tema: Carta de Identidade de Jesus.

Assesssor: Melone Saint-Fleur e Camy Jean.

 

  1. Participação em outros atividades e/ou outras ocorrências.

 

  1. a) Retiro Anual da Coordenação Diocesana do PRED.

Data: 29 de março

Local: PRED/Caritas – Léon

Participante: Irmã Marie Mirca Cinéa.

Assessora: Irmã Neuza Maria Lovis e Marie Mirca Cinéa

 

  1. b) Encontro dos Religiosos/as e Padres da Diocese

Data: 01 de abril

Local: Bíbliotéca Carl Edrard Piterze.

Participantes: Irmãs Beloní Luiza Monfardini, Eni Teresinha Azambuja da Silva e Marie Mirca Cinéa.

Tema: Dialogo sobre a questão perseguição dos Religiosos no Haiti.

Assessora: Dom Josehp Gontrand Decoste.

 

  1. c) Encontro da Coordenação Nacional das CEBs.

Data: 03 – 06 de dezembro

Local: Jacmel.

Participante: Irmã Marie Mirca Cinéa.

Tema: Carta de Identidade de Jesus.

Assesssora: Irmã Neuza Maria Lovis,ICM.

 

BOLÍVIA

DIMENSÄO MISSIONÁRIA DA COMUNIDADE

Inserção em Meios Populares e Comunidades de Pastoral.

As Irmãs desta Comunidade realiza sua missão nas áreas:

  1. a) Saúde Alternativa Popular

Continuamos a servir as pessoas que procuram tratamento através da medicina natural, utilizando técnicas de entrevista individual, Massagem, Bioenergia, limpeza de ouvido… Atenção anda de mãos dadas com a Orientação para a mudança de hábitos alimentares, usando mais legumes, vegetais, frutas, grãos integrais e feijões,

Nos primeiros meses deste ano de 2015 foram realizadas ​​oficinas de formação para os líderes dos centros de saúde e orientadores, demonstrando na preparação de xaropes tônicos, cremes, creme milagroso, vinagre de maçã, sabonetes…

Temos muito claro que a atenção no Centro de Integral Vida Popular – CEVIP e cursos e oficinas são excelentes oportunidades para evangelizar. Estamos cientes de que, sempre que a esperança é retornada, permite que as pessoas tenham mais vida, significa que estamos anunciando que Deus é o verdadeiro Médico, com poder de curar e de fazer o corpo totalmente harmonizado.

 

   b) Pastoral Paroquial

A missão das Irmãs também é dada através de acompanhamento e animação de algumas comunidades, nas suas diversas atividades: a catequese de crianças, jovens e adultos, celebrações litúrgicas, novenas, Reuniões do Conselho Pastoral, retiro com os jovens e os pais. Participação em reuniões em nível da Arquidiocese Vicariato e CEBS.

Catequese – Ao longo do ano Irmã Antoninha Bolzan assessorou a formação dos animadores do Evangelho (catequistas). Foram realizadas quatro sessões de formação com e para catequistas de toda a paróquia. Tópicos de profundidade foram: A vocação – missão como graça dada a todos; A Eucaristia na Bíblia e a vida do catequista; Jogos e atividades na metodologia na catequese.

      

   c) Páscoa Missionária – Irmã Antoninha Bolzan segunda vez que ela entrou para a equipe de estudantes e professores do Colégio Marista e foi para celebrar a Páscoa com as comunidades Itaimi, Aguada Grande Iguasurenda e Arenal, no interior do município  Lagunilla . Foram quatro dias de intensa oração, celebrações, Via Crucis, e da convivência com as pessoas dessas comunidades. A sede das celebrações da Semana Santa foi a Escola de Iguasurenda lugar onde também se hospedaram.

 

Descrição da vida apostólico-missionária:

Campo de atuação:

Nossa comunidade tem por objetivo a animação vocacional, o acompanhamento das jovens externas, formação de aspirantes (quando tiver). Neste ano foram realizados cinco encontros com jovens nas nossas casas. É grande o desafio vocacional. Há pouco, e até nenhum incentivo dos pais a seguirem a vocação religiosa/sacerdotal. Poucos apoiam. A sociedade em geral nada motiva para a Vida Religiosa Consagrada. Gostam do trabalho das Irmãs, tem um grande respeito e admiração pelas Irmãs e pelos sacerdotes, mas predomina o não querer que seus filhos sigam esta vocação. É quase geral esta desmotivação.

Mesmo assim, continuamos na esperança de termos vocacionadas que respondam generosamente ao Chamado de Cristo para servir ao Reino como consagrados/as

Temos um leque muito aberto para a pastoral:

Irmã Teolide: Responsável primeira pelas vocações. É membro da Comissão Arquidiocesana de Catequese e Bíblia; É membro da equipe de Coordenação da Pastoral Escolar no Colégio Marista, contratada e remunerada, dedicando 2 dias por semana, cumprindo 8 horas de trabalho. No colégio colabora na formação de catequistas, acompanha professores e jovens nos retiros, cursos, convivências e jornadas de encontros; dois domingos por mês é responsável pela Celebração Eucarística do Colégio/Paróquia, com atenção especial às crianças da catequese de 1ª Comunhão, pais, professores e funcionários. Na Paróquia faz parte do Projeto Raquel/Projeto Esperanza- atendendo a mulheres pós-aborto. Nas 4as. Feiras ajuda à Irmã Ana Eugenia no Centro de Saúde, nas nossas dependências. Ajuda em todos os serviços da casa- cozinha, horta, jardim. Na área da saúde, acompanhou a Irmã Ana em alguns cursos, ajudando na  formação e ensinando práticas diversas de medicina alternativa, bem como educação alimentar.

Irmã Dileta – É membro da Equipe da Pastoral da criança, mais no incentivo e formação das lideranças. Colabora na formação das jovens vocacionadas. Ajuda na formação das mães de filhos com capacidades especiais. Junto ao grupo da terceira idade deu sua contribuição para que seja a “melhor idade” Confecciona cartazes pastorais para colégios, instituições, paróquias, equipes diversas. Orienta e dá cursos de técnicas de cartazes. Fez capacitação no Projeto Esperança, onde acompanhará mulheres pós-aborto.

Marcamos presença nos colégios com palestras de formação com educandos e educadores. No Projeto Esperança: (atender pessoas que sofrem as sequelas pós-abortos – quer seja espontâneos e/ou provocados. É um longo acompanhamento, geralmente individual-são 9 sessões-até chegar ao ponto da celebração da vida e do reencontro da mãe/pai com o filho/a abortado/a. Atendemos nas casas pessoas, em especial doentes, em alguns casos levando a Eucaristia. Ajudamos na Comissão Diocesana da Catequese, mais na parte da organização dos cursos aos catequistas,- 3 níveis- onde entramos em contato com muitos jovens, pais, professores.

 

  1. b) Sujeitos da missão: muito especialmente os mais pobres e mais sofridos; as juventudes, as crianças, os idosos, doentes, lideranças…
  2. c) Número de pessoas atendidas: aproximadamente 3.000 pessoas.

 

VENEZUELA

  1. Descrição da vida apostólico-missionária:
  2. a) Campo de atuação:

A comunidade das Irmãs do Imaculado Coração de Maria situada em Setor Barrancones- Caserio la Sabana Nº 021 – Guanare – Estado Portuguesa – Venezuela, Temos como campo de atuação a Ação Social e a Ação Evangelizadora. No social atuamos com crianças, adolescentes, mulheres e com a saúde integral.  O trabalho com crianças, adolescentes e catequese paroquial foi coordenado por Ir. Veranilde do Carmo Pereira Sá, e da Saúde Alternativa e Mulheres foi coordenado por Inelda Rosinha Lorenzoni.

 

  1. b) Sujeitos da missão: crianças, adolescentes, jovens e mulheres.

 

  1. c) Numeros de pessoas atendidas: foram 50 Crianças e Adolescentes atendidos semanalmente; mulheres 15 semanalmente; e na saúde foram atendidas 60 pessoas semanalmente.

 

  1. d) Projetos: Plantas e Medicinas Naturais e Trabalhos Manuais e Formação de Valores

 

  1. e) Outras informações significativas: o atendimento as crianças e adolescentes realizou-se semanalmente, teve 04 grupos de crianças e adolescentes, foram desenvolvidas as seguintes oficinas de: bijuterias, desenho, reforço escolar, formação humana e visitas familiares sempre que possível. Ir. Inelda Rosinha Lorenzoni também coordenou trabalhos de saúde alternativa, foi realizado atentimentos de primeiros socorros aos peregrinos que visitam a Basilica Menor Santuáro Nacional Nuestra Señora de Coromoto aos sábados, domingos e feriados. Toda as quartas-feiras, Ir. Inelda Rosinha Lorenzoni reuniu-se com o grupo de mulheres da saúde alternativa para estudo bíblico e estudo de plantas medicinais. Comunidade Religiosa realizou muitos atendimentos as pessoas que nos procuram para: aplicar injeção, fazer nebulização, buscar plantas medicinais para fazer chá e orientações diversas.